NOSSAS ESCOLHAS
A vida é feita de Escolhas!
Não há dúvidas que a nossa vida é feita de escolhas! Somos aquilo que escolhemos: O que temos escolhido? O que você tem escolhido?
Escolhas estão presentes em tudo! Sejam pequenas ou grandes escolhas!
Escolher de forma assertiva é tudo que queremos!
Mas e quando erramos por conta das nossas escolhas? “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (Pv. 14.12). Diante das escolhas a Bíblia nos fala sobre benção e maldição!
“O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (Dt. 30.19).
E quando sabemos o que é certo em escolher, mas somos “teimosos” e escolhemos errado? Quando eu escolho eu me torno responsável por aquilo que escolho. A parábola do filho pródigo nos mostra a realização de alguém que escolheu viver uma vida fora do seu ambiente... Consequências...
Há um poder em nossas escolhas! Nossas decisões definem as nossas circunstancias...
Hoje em muitas áreas da vida somos resultados de nossas escolhas.
O que vivemos hoje é fruto das nossas escolhas de ontem!
Por vezes tentamos encontrar justificativas diante daquilo que escolhemos, sobretudo quando as coisas não dão certo.
TOMAR DECISÂO É FACIL DIFICIL é conviver com ela. O caminho da volta! Muitas vezes não é o que queremos, mas é a origem!
Algumas coisas importantes sobre escolhas...
I. As escolhas que fazemos não podem ser baseadas apenas na aparência do que vemos.
II Quando escolhemos baseado apenas na aparência coremos o risco de escolher o que Deus rejeita para nós.
III Quando erramos em nossas escolhas, nós sofremos, porém não sofremos sozinhos.
O Texto de (Josué 24.15) nos revela uma conversa de Josué com todo povo que ele liderava. Josué faz um apanhando do que Deus fez ao seu povo – relembrando tudo o que Deus já havia realizado! Ele está chamando o povo para uma escolha! Para uma decisão! Para um chamado! Para a realização de uma Grande obra! Quando? Hoje!
De uma forma direta a pergunta é essa: O que queremos? O que vocês desejam?
Esta pergunta é atual para nós também neste dia, para nossa família, enquanto filhos, pais, homens e mulheres de Deus!
Precisamos de uma mudança de mente! Uma metánoia (que significa na raiz de sua palavra no grego= mudança essencial de pensamento ou de caráter).
O que você quer para o seu futuro, para os próximos dias...? O resultado estará na tomada de posicionamento, das nossas escolhas, das nossas decisões...
Então é momento de decisão!
Josué está querendo definir qual será o curso da caminhada dos próximos dias...
Você quer experimentar coisas diferentes na sua vida? Tenha atitudes diferentes! Vamos repetir ou vamos avançar?
O que precisamos para nos posicionar, tomando decisões, e escolher de forma sabia?
Conhecer/Amar/Obedecer/
1.Temer ao Senhor:
A Bíblia nos declara que TEMER ao Senhor é o Princípio da Sabedoria (Pv. 9.10). O povo aqui estava corrompido na sua adoração. Cultuavam a Deus mas se misturava com aquilo que era contra a vontade de Deus.
Os ídolos estão aí... nós fazemos os ídolos. Quais são seus ídolos? Tem gente que seu ídolo é o trabalho, a esposa, o lazer, o carro, a casa, a família...
As vezes até a bênção que tanto clamamos se tornou o ídolo em nossa vida! O que me impede de amar ao Senhor e servi-Lo como antes? O que você tem colocado à frente de Deus?
Jesus declarou em seu ministério: “Onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração” (Mt. 6.21). Algo que precisamos avaliar é o nosso temor a Deus. A isso nos cabe uma pergunta. Como está o meu conhecimento de Deus?
“Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor” (Os.6.3).
2. Abandone o passado e viva uma nova história:
Josué está falando ao povo é uma necessidade urgente! Não podemos repetir erros. E como fazemos isso em nossa vida. Deus nos dá uma oportunidade de escolhermos, decidirmos e experimentarmos o novo, mas na prática tudo é igual.
Escolhei hoje a quem sirvais, mas se é para servir ao Senhor faça isso com sinceridade e com verdade.
“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens.” (Cl.3:23)
Eu quero ou eu não quero!? Eu vou ou eu não vou!? Qual minha decisão em restaurar a minha família o meu ministério. Eu quero ou Não!?
O fato é que não dá para servir de qualquer jeito...
"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro" (Mateus 6:24).
“Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor” (Ap.2.4). Como está o seu amor por Jesus? “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim” (Mt. 15.8).
3. Não fique em cima do muro – posicione o seu coração em servir e obedecer a Deus:
Algo que Deus respeita e a Palavra deixa claro isso é em Apocalipse quando João recebe esta declaração:
“Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca (Ap.3:15-16)”.
Precisamos tomar uma posição! Não fique coxeando em dois pensamentos... Será que isso é para mim! Uma hora eu quero outra hora eu não quero.
Zaqueu foi chamado por Jesus e qual foi a sua resposta? HOJE! E o final da sua história nos revela um coração obediente ao Senhor! Desejava conhecer, temer, amar e obedecer.
Josué antes de ouvir a resposta de todo o povo que com ele estava disse “eu e a minha casa, servirmos ao Senhor”. A resposta do povo a Josué foi sim nós queremos abandonar tudo o que é do passado, conhecer, amar e obedecer a Deus! Nossa decisão é SIM servirmos ao Senhor!
Qual a sua escolha?
Comentários
Postar um comentário